HISTÓRIA DA RAÇA SANTA GERTRUDIS
Leopoldo Costa
O ‘King Ranch’ foi fundado no sul do Texas em 1853, pelo ex-capitão naval Richard King (1824-1885) e Gideon Lewis (assassinado pelo marido de uma amante em 1855). Chegou a ter uma área de 3.340 km², sendo uma das maiores fazendas do mundo. Sua sede ficava na cidade de Kingsville (entre Corpus Christi e Brownsville), nomeada em homenagem de Richard King.
Inicialmente criavam gado Crioulo que foi cruzado com Hereford e Shorthorn.
Em 1910, interessou-se em usar o gado Brahman para melhorar o seu plantel.
O administrador Tom O’Connor adquiriu um touro meio sangue Brahman/Shorthorn do ‘Pierce Ranch’ também no Texas. Este touro cruzou com uma vacada puro sangue Shorthorn. Das crias foi selecionado o melhor macho ('Chemmera') e todos os outros foram castrados. As novilhas voltaram a ser cobertas por touros Shorthorn. Em 1918 o touro original e 'Chemmera' já tinham 60 descendentes. Em meados da década de 1920 foram selecionados 42 touros com três anos de idade e distribuídos para cobrir oito rebanhos de vacas totalizando 2.500 cabeças. Dos bezerros nascidos foram selecionados os três melhores e um deles, chamado 'Monkey', foi o fundador da raça Santa Gertrudis. O padrão da raça foi reconhecida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em 1940.
O nome Santa Gertrudis para a raça foi proposto em homenagem ao ‘Rincón de Santa Gertrudis’ próximo ao ribeirão Santa Gertrudis, onde foi estabelecido o primeiro ‘King Ranch’.
Quando faleceu o fundador Richard King, o seu genro Richard Kleberg assumiu a gerência dos negócios e mais tarde, em 1911, criou nova empresa para administrar as propriedades.
Em 1935 a grande fazenda do Texas foi subdividida em diversas fazendas menores.
Os animais da raça Santa Gertrudis apresentam pelagem vermelho-cereja, podendo ter manchas brancas na parte inferior do corpo. Tem desenvolvimento rápido chegando aos dois anos a pesar 240 quilos. Criados em confinamento podem alcançar este peso em apenas dezoito meses.
Em 1951 na cidade de San Antonio no Texas, foi criada a primeira associação dos criadores de Santa Gertrudis.
Os primeiros exemplares chegaram ao Brasil em 1954, importados pela filial da ‘King Ranch’ no Brasil e enviado para uma das fazendas.
0 Response to "HISTÓRIA DA RAÇA SANTA GERTRUDIS"
Post a Comment