HISTÓRIA DA RAÇA HOLSTEIN-FRÍSIA


Leopoldo Costa


No século III antes de Cristo, tribos de pastores nômades procedentes da Ásia Central chegaram ao vale do rio Reno, conduzindo o seus bovinos e equinos, estabelecendo-se ali provisoriamente para aproveitar as boas pastagens. 


Mais tarde, no século I a.C. se dividiram e uma parcela da tribo migrou-se com o seu gado para a costa do Mar do Norte, fixando-se entre os rios Reno, Mosa e Waal.  Esta região ficou conhecida como Frísia. 


Os primitivos registros históricos indicam que eram bovinos pretos. O cruzamento destes animais com os da raça Holandesa já existente na região vieram a formar a raça Holstein-Friesian. Em espanhol e italiano é conhecida como Frisona, em Portugal como Turina e no Brasil é englobada como raça Holandesa.


Os descendentes destes primeiros habitantes que ficaram conhecidos como Frísios não eram aguerridos e preferiam a criação de gado. Souberam aperfeiçoar a raça e mantê-la pura durante 20 séculos, apesar dos problemas, principalmente com a grande inundação ocorrida em 1282 que separou a região em duas partes e criou o Zuider Zee. A parte ocidental hoje faz parte da Holanda do Norte e a parte oriental formou as províncias de Frísia e Groningen.


Durante os séculos XVII e XVIII animais da raça foram enviados para a Inglaterra, principalmente para Holderness, Humber e Yorkshire, onde cruzando como o gado local deu origem a boas vacas leiteiras. Também foi enviado para a França, Bélgica e península Ibérica.


Em 1795 os colonizadores holandeses enviaram para os Estados Unidos seis vacas e dois touros para a região de Nova York e em 1810 mais um touro e duas vacas foram importados por William Jarvis para a sua fazenda no estado de Vermont. A própria associação de criadores dos Estados Unidos (estabelecida em 1885) congrega as duas raças, responsáveis hoje por 80% da produção de leite do país.


A famosa vaca Pauline Wayne (ou Miss Wayne) que foi levada para a Casa Branca pelo presidente William Howard Taft (1857-1930) era da raça Holstein.  Ficou pastando nos jardins do palácio de 1910 até 1913, quando acabou o seu mandato de presidente e ela foi vendida para um senador. Todo o leite consumido pela família presidencial provinha da vaca.


A Associação de Criadores da Raça Holstein surgiu em 1946.

0 Response to "HISTÓRIA DA RAÇA HOLSTEIN-FRÍSIA"

Post a Comment

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel