HISTÓRIA DA RAÇA PINZGAUER
Leopoldo Costa
Pinzgauer é uma raça de dupla aptidão, carne e leite, originária da comarca de Pinzgau, na província de Salzburgo, região montanhosa da Áustria. Baseando-se em estudos genéticos e morfológicos chegou-se a conclusão que a raça Pinzgauer foi derivada de raças primitivas das planícies do norte da Alemanha.
Foi em 1846 a primeira referência à raça que inicialmente era chamada de 'Pinzgauer Fasel' ou 'Pinzgauer Schlag'. No seu apogeu ela se tornou a raça mais importante do Império Austro-Húngaro, expandindo depois para toda a Europa Oriental
A associação dos criadores da Bavária foi fundada em 1896. A Bavária em 1890 já tinha um rebanho de mais de 100 mil cabeças. A criação foi desenvolvida até a época da Primeira Grande Guerra, quando uma crise abateu sobre o setor de produção de carne. Em 1930 a população de bovinos da raça na Bavária era de apenas 85.000 cabeças.
Existe uma variedade mocha que é conhecida como Jochberg, que foi desenvolvida no Tirol em 1834 que tem como característica de não aceitar a canga para puxar os carros. Está em extinção não existindo mais de uma centena de animais.
A pelagem normalmente é acastanhada, podendo variar do pardo claro ao escuro, com uma faixa branca de largura variável ao longo de todo o dorso do animal. Adaptou-se bem às zonas tropicais e subtropicais.
Na América do Sul as primeiras importações foram feitas pela Argentina na década de 1980. E não temos conhecimento de animais da raça no Brasil
É considerada uma raça em extinção que decresce cerca de 10% por ano. A Áustria que tinha em rebanho de 1,3 milhão em 1995 hoje não passa de 100.000 cabeças. O maior rebanho fora da Áustria, que não passa de 50.000 animais está localizado na Alemanha.
0 Response to "HISTÓRIA DA RAÇA PINZGAUER"
Post a Comment