HISTÓRIA DA RAÇA CURRALEIRA

Leopoldo Costa

A raça Curraleira ou Pé-Duro é descendente dos bovinos trazidos pelos portugueses no período colonial. Desenvolveu-se no Nordeste, sendo que o Piauí chegou a possuir o maior rebanho bovino do País, tornando-se um grande exportador de carne para outras regiões brasileiras e de couro para a Europa.

Simplício Dias, no século XVIII, tinha um matadouro na cidade de Parnaíba, (PI) que abatia cerca de 30 mil bois por ano e possuía uma frota própria de navios para transportar seus produtos. E o gado Pé-Duro era a base dessa pecuária. Daí a importância que esta raça tem na história, economia, tradição e folclore do Piauí e de outros estados nordestinos.

Em 2009 a raça Curraleira ganhou status que lhe garante a preservação. O governo do Piauí publicou um decreto transformando a raça de bovinos, natural da região nordestina, como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.

O Pé-Duro é um bovino dócil, rústico e resistente, completamente adaptado ao clima tropical, ao calor, à seca, às pastagens naturais do Nordeste, em especial, ao semi-árido com sua vegetação de caatinga. É também tolerante a temperaturas elevadas, a parasitas, e  até a ingestão de algumas plantas tóxicas da região, como o barbatimão (Stryphnodendron coriaceum) e à erva-de-rato (Palicourea marc gravii) que envenenam os animais das outras raças.  


O bezerro nasce normalmente com 18 quilos e na idade adulta o animal não ultrapassa 340 quilos. Sobrevive nas regiões semi-áridas, castigadas pela seca, comendo folhas, ramagens secas, palmas e cactos.

Hoje existem algumas centenas destes animais puros, mantidos na ‘Fazenda Experimental Octavio Domingues’ da Embrapa Meio-Norte, em São João do Piauí, criada para esta finalidade em 1983 por iniciativa de José Herculano de Carvalho, um dos maiores pesquisadores da raça do ‘Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte’ (CPAMN), em Teresina.

Também por iniciativa do professor José Herculano de Carvalho, foi criado em 1995 a ‘Associação Brasileira dos Criadores de Gado Curraleiro’, com sede na cidade de Mara Rosa, Goiás.

Paralelamente, existe a ‘Associação Brasileira de Criadores de Gado Pé-Duro’ que era originalmente a ‘Associação dos Criadores Piauienses’, entidade fundada em 18 de maio de 1924 e que congregava a maioria dos criadores de maior renome de todas as espécies de animais da pecuária piauiense.

0 Response to "HISTÓRIA DA RAÇA CURRALEIRA"

Post a Comment

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel